Óleo de peixe protege contra doenças cardiovasculares mas não melhora arritmias

O consumo regular (2 a 4 vezes por semana) de óleo de peixe realmente previne doenças do coração porém os últimos estudos não mostraram evidências de que as arritmias ou casos de morte súbita podem ser controlados ou melhorados com o uso dos suplementos. De acordo com estudo e editorial publicados ontem (24/12/08) no bmj outros estudos fazem-se necessários afim de aprofundar o conhecimento nesta área, ainda um pouco negligenciada pelos pesquisadores. O consumo de óleo de peixe tem sido recomendado à pacientes que tiveram ataques cardíacos já que alguns estudos mostram um potencial para a prevenção de novos episódios porém pesquisas de melhor qualidade são urgentes afim de esclarecer as dúvidas dos próprios cientistas, médicos e nutricionistas.

Para saber mais:

Artigo:Effect of fish oil on arrythmias and mortality: systematic review.

Editorial:Fish oil and secondary prevention of cardiovascular disease.

Indivíduos com síndrome de Down, autismo, gestantes, lactantes e veganos devem considerar a suplementação contínua de Ômega-3. Busque mais sobre este assunto neste blog.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.