Homens - o sexo frágil

De acordo com novo estudo, a evolução está sendo prejudicada pela poluição sendo que os machos de todas as espécies tem sido mais afetados. Isto porque os compostos químicos presentes no ar, no solo e na água tem poder feminilizante. Nos últimos anos fomos expostos à mais de 100.000 novos compostos químicos sendo que 99% dos mesmos não são adequadamente regulados ou entendidos. Os fitalatos encontrados em algumas destas substâncias desequilibram o sistema endócrino iterferindo em nossos hormônios. Os mesmos estão contidos em embalagens para alimentos, cosméticos, pesticidas, dentre outros produtos. As consequências para os humanos e outras espécies:

- Mulheres expostas durante a gestação à substâncias nocivas dão à luz a meninos com o pênis de menor tamanho;

- Peixes são particularmente afetados por poluentes presentes na água. Quase metade dos peixes machos encontrados em rios da Inglaterra estão produzindo ovos. Isto ocorre porque os anticoncepcionais ingeridos pelas mulheres acabam sendo excretados e vão parar na água.

- Crocodilos machos expostos à pesticidas na Florida produzem menos testosterona (hormônio masculino) e mais estrogênio (hormônio feminino), apresentando como resultado menores pênis e testículos e problemas reprodutivos;

- Em regiões mais poluídas da Rússia nascem duas vezes mais meninas do que meninos;

- Ursos polares tem nascido hermafroditas (com pênis e vagina).

O relatório da ChemTrust mostra dados com muitos outros animais no mundo inteiro. A preocupação é a que os problemas de fertilidade nos machos possa levar à extinsão de muitas espécies. Além disso, se tais problemas estão ocorrendo em todas as espécies o mesmo deve afetar os seres humanos em graus variados. Isto mostra a importância de nos conscientizarmos sobre as questões ambientais e de levarmos uma vida mais saudável. Se você não pode, ou não quer, migrar da cidade para o campo, tente pelo menos consumir alimentos mais naturais, com o mínimo possível de industrializados e o máximo possível de orgânicos.

Para Saber mais acesse o relatório da ChemTrust.

Foto: poluição na linda cidade de Santiago, no Chile.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!