Deficiência de vitamina D aumenta o peso e prejudica o crescimento de adolescentes

O consumo insuficiente de vitamina D pode prejudicar o crescimento e aumentar o peso durante a adolescência. Estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, mostrou que mesmo aqueles habituais frequentadores de praias podem desenvolver déficit de vitamina D em decorrência do uso do protetor solar no corpo inteiro.

Em adultos o déficit está associado a doenças como osteoporose, câncer, obesidade. Na velhice é habitual nos preocuparmos com estas doenças porém as mesmas não se desenvolvem de uma hora para outra. Assim, aqueles 15 minutinhos de sol no início da manhã que os bebês tomam deveriam continuar por toda a vida afim de prevenir todos estes problemas. E, mesmo vivendo em regiões ensolaradas e em um país tropical uma avaliação de sinais e sintomas deve ser feita afim de se detectar prováveis deficiências desta e de outras vitaminas.

Kremer et al. Vitamin D Status and its Relationship to Body Fat, Final Height, and Peak Bone Mass in Young WomenJournal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 2008.

Fonte da imagem: http://www.fosamaxd.com.br/images/about/vitamin_d_calcium_absorption/vitamin_d_production/vitamin_d_production_img_1p.gif

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/