Pequenas mudanças fazem muita diferença

A edição de dezembro do Journal of the American Dietetic Association apresenta estudos que focam nos hábitos alimentares dos americanos. Os artigos apontam que os alimentos do tipo fast food continuam sendo muito mais populares do que opções saudáveis. De acordo com algumas destas pesquisas o principal motivo da popularidade dos primeiros é a praticidade e a rapidez.

Apesar de alguns entrevistados terem relatado o consumo de cardápios saudáveis nestes estabelecimentos, a verdade é que as lanchonetes e cadeias de fast food oferecem opções mais calóricas do que aquelas geralmente preparadas em casa. Um outro estudo mostrou que modificações pequenas no alimentação diária trazem um grande benefício em termos de saúde se analisarmos a longo prazo. Por exemplo, trocando uma carne por outra com menos gordura, um refrigerante por um suco e um doce por uma fruta ou iogurte desnatado trás ao final de uma semana um ganho em termos de consumo de nutrientes e em redução de gordura.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!