Consumo moderado de vinho faz bem ao coração

O consumo moderado de álcool está associado a uma maior concentração de ômega-3 no plasma e nas hemácias. Este foi o principal achado do estudo europeu IMMIDIET que será publicado em janeiro no American Journal of Clinical Nutrition. O estudo também sugere que o vinho tem um melhor resultado quando comparado às outras bebidas alcoólicas.

O efeito é atribuido aos compostos presentes na uva, os polifenóis (epicatequina, epigalocatequina, luteína, procianidina, lupel, ácido gálico etc). Durante a pesquisa 1604 indivíduos ingleses, belgas e italianos foram acompanhados. O ômega-3 é derivado principalmente dos peixes sendo considerado um protetor contra doenças cardiovasculares. Parece que o consumo moderado de vinho (1 taça ao dia para mulheres e duas para homens) influencia favoravelmente o metabolismo deste ácido graxo independentemente do consumo de peixes.

Para saber mais visite o site oficial do projeto: http://www.moli-sani.org/immidiet_site/project.html

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags