Depressão aumenta gordura abdominal

Adultos com sintomas depressivos são mais propensos a ganhar gordura abdominal. De acordo com pesquisadores da VU University Medical Center, em Amsterdam, que conduziram o estudo, o estresse crônico e a depressão podem ativar certas áreas do cérebro elevando os níveis do hormônio cortisol, que promove o acúmulo de gordura visceral. Além disso, indivíduos deprimidos podem levar vidas menos saudáveis, incluindo hábitos alimentares inadequados, que interagindo com os fatores fisiológicos promoveria o ganho de gordura abdominal. Isto ajuda a explicar porque a depressão pode ser seguida de diabetes e doenças cardiovasculares.

O tratamento da obesidade e da depressão são complexos. A psicoterapia ajuda muito. Falar sobre sentimentos reduz a ansiedade e ajuda no gerenciamento da medicação. Indico a Julia Maciel, psicóloga formada pela UnB e que atende online, por videoconferência (juliat.maciel @ gmail. com). Atividade física, meditação, acupuntura e yoga também vêm mostrado-se importantes complementos ao tratamento tradicional medicamentoso. Cuide-se!

Referência: Nicole Vogelzangs; Stephen B. Kritchevsky; Aartjan T. F. Beekman; et al. Depressive Symptoms and Change in Abdominal Obesity in Older Persons. Arch Gen Psychiatry, 2008;65(12):1386-1393.

Fonte da imagem: http://static.flickr.com/124/322273323_73ddd391d0.jpg

Todas as estratégias de tratamento mental e metabólico estão interligadas. Entenda a melhoria da sua saúde mental e metabólica como uma jornada. Tenha paciência, seja bondoso consigo mesmo, cerque-se de profissionais competentes.

Uma maneira simples de manter seu estilo de vida saudável é estabelecer uma rotina. As rotinas podem ser úteis para reduzir o estresse, melhorar o gerenciamento do tempo e criar um senso de estrutura e previsibilidade na vida diária. Uma rotina que amo é a prática de yoga. Estudos mostram que o yoga contribui para o gerenciamento do estresse e a redução da ansiedade. A prática também contribui para redução dos sintomas depressivos (Bridges, & Sharma, 2017).

CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE YOGA

Lembre: mesmo com todas estas estratégias, mantenha seus medicamentos. Não faça ajustes por conta própria, sem a supervisão do seu médico. Profissionais de saúde interessados em nutrição e cérebro podem aprender muito mais na plataforma https://t21.video.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags