Carnes podem ser substituídas por qual tipo de alimento?

Para quem come carne

Carne é toda parte comestível de animal comível. Recobre o esqueleto e também o diafragma, língua, esôfago e víscera de diferentes animais. A quantidade de gordura da carne varia de acordo com o animal, seu sexo, idade, quantidade de atividade física e, após o abate, o grau de maturação. Carnes de animais mais novos, que possuam gordura intrafascicular (que impede que o músculo se resseque durante a cocção) costumam ser mais macias, assim como carnes brancas. Apesar das carnes serem fonte de proteína, ferro e vitaminas do complexo B seu consumo não pode ser alto. As carnes mais gordas são ricas em gordura saturada, envolvidas no aumento nas taxas de colesterol sanguíneo. Além disso carnes vermelhas são ricas em purinas e colesterol.

Deve-se também ter o cuidado de comprar carnes em locais idôneos afim de evitar problemas de contaminação e doenças. A carne de gado tem cor vermelho vivo e odor próprio. Carnes arroxeadas, acizentadas ou esverdeadas, in natura, congeladas ou descongeladas, com odor forte ou desagradável devem ser dispensadas. As carnes descongeladas não devem ser recongeladas, isto porque durante o procedimento se produz a precipitação e desidratação das proteínas, com aumento da consistência muscular e rompimento de fibras.

Para amaciar a carne pode-se utilizar temperos como alho, vinagre ou vinho, suco de limão ou métodos mecânicos ("bater o bife").

A cocção correta da carne também é muito importante. Carnes mal passadas devem ser evitadas. Um dos grandes objetivos de se aquecer a carne é a eliminação de germes patogênicos. Com a cocção também melhora-se a digestibilidade do alimento. Para evitar que a carne fique seca comece a cocção em fogo brando pois quando o fogo está muito alto a carne perde muita água e gordura, desidratando-se. Quando a mesma já estiver cozida você poderá aumentar a temperatura para conseguir o dourado final.

Para quem não come carne

Carnes podem ser substituídas por alimentos de origem vegetal, tanto para adequado aporte de proteínas quanto de ferro e vitaminas do complexo B. A pessoa que adota uma dieta vegetariana deve fazer mudanças na dieta para que todas as suas necessidades nutricionais sejam supridas. 

Latícinios e clara de ovo fornecem proteína mas não fornecem ferro. Vegetais verde escuros fornecem ferro porém pouca proteína. Castanhas e sementes (nozes, avelãs, castanha-do-Pará, castanha de caju, amêndoas, gergelim, semente de girassol) e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja e derivados) fornecem proteína, ferro e outros nutrientes.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,