Antes da cirurgia plástica visite seu nutricionista

Cirurgias de grande porte, estéticas ou não, exigem que o corpo esteja bem preparado, com estoques de nutrientes importantes para que a cicatrização ocorra de forma adequada e para que as complicações sejam minimizadas. Cirurgias que acarretam em grande perda de peso (lipoaspiração ou reconstituição após cirurgia de redução de estômago) deveriam ser programadas após o tratamento nutricional afim de corrigir possíveis deficiências protéicas, de vitaminas e minerais.

Um estudo publicado na edição de dezembro da revista oficial da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, a Plastic and Reconstructive Surgery, mostrou que o consumo prévio de suplementos é vital para correços cirúrgicas eficientes. Isto porque muitas incisões profundas são feitas e a suplementação com nutrientes essenciais realmente melhora a recuperação pós-cirúrgica. Estudos mostram que o risco de complicações aumenta de 19% para 66% se as deficiências de nutrientes não são corrigidas. Os nutrientes mais importantes para a boa cicatrização são proteínas, vitamina A, complexo B, vitamina C, arginina, glutamina, ferro, zinco e selênio. Os mesmos também estão associados a um menor risco de trombose.

Quer marcar uma sessão de coaching? Envie uma mensagem! Marque uma sessão e receba gratuitamente o curso online Alimentação Consciente. Agende duas sessões e receba também o curso online Emagrecimento definitivo. Agende três sessões e ganhe ainda o curso online sobre ganho de massa magra.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.