Não comeu a salada? Então beba-a!

Fazer sucos de vegetais pode ser um pequeno passo afim de melhorar o consumo de vitaminas e minerais. Estes sucos tornam-se importantes para aqueles que não conseguem consumir a salada no almoço e no jantar. Um estudo da Universidade da Califórnia, em Davis (EUA) e divulgado na conferência anual da Associação Americana de Nutricionistas, mostrou que o estado nutricional dos 90 adultos participantes melhorou com o consumo de sucos com vegetais, após 12 semanas.  

A quantidade de suco no estudo necessária para atingir as recomendações de nutrientes foi de 2,5 copos. Os pesquisadores concluiram que as mudanças de comportamento são mais eficientes quando são fornecidas soluções fáceis e convenientes. Os entrevistados relataram sentirem-se satisfeitos com o consumo do suco pois foi uma maneira conveniente e mais fácil de incluir as folhas e verduras na alimentação. Um maior consumo de vitaminas e minerais além de outros compostos antioxidantes presentes nestes alimentos é importante afim de reduzir os riscos de doenças cardiovasculare, diabetes e câncer. Porém, lembre-se que ainda que você consuma sucos é importante o consumo dos vegetais íntegros visto que o suco não contém fibras, que também são muito importantes para nossa saúde.

Fontes: 

- Vegetable Juice is an Effective and Acceptable Way to Meet DASH Vegetable Recommendations, Departments of Nutrition and Internal Medicine, University of California, Davis, One Shields Ave, Davis, CA 95616 

- Casagrande SS, Wang Y, Anderson C, Gary TL. Have Americans Increased their Fruit and Vegetable Intake? The Trends Between 1988 and 2002. Am J Prev Med, 2007; 32:257-63 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!