Comer rápido engorda!

Estudo publicado no bmj mostrou que as pessoas que comem rápido e se alimentam até ficarem "cheias" correm três vezes mais risco de engordarem. A epidemia mundial da obesidade é um resultado parcial dos comportamentos alimentares adotados pela população recentemente. Estes incluem o maior consumo de alimentos industrializados (que estão cada vez mais baratos), o aumento no tamanho ds porções dos alimentos, o hábito de comer destraidamente (assistindo à TV, por exemplo), dentre outros fatores.

O professor Hiroyasu Iso e seus colaboradores (do departamento de medicina social e ambiental da Universidade Osaka, no Japão) Department of Social and Environmental Medicine, Graduate School of Medicine, Osaka University, Japan) estudaram 1.122 homens e 2.165 mulheres japonesas com idades entre 30 e 69 anos, dos anos 2003 a 2006. Foi observado que 50,9% dos homens e 58,4% das mulheres comiam até se sentirem cheios e, 45,6% e 35% respectivamente comiam rápido. Aqueles que comiam muito e rápido tinham um consumo energético e um IMC cerca de 3 vezes maior. Assim, é fundamental que passemos a controlar a velocidade com que comemos. Isto diminui a quantidade de alimentos consumidos. É importante também incluir mais atividade física no dia-a-dia afim de contrabalancear o consumo de energia. 

Para ler o artigo na íntegra: 

Koutatsu Maruyama, Shinichi Sato, Tetsuya Ohira, Kenji Maeda, Hiroyuki Noda, Yoshimi Kubota, Setsuko Nishimura, Akihiko Kitamura, Masahiko Kiyama, Takeo Okada, Hironori Imano, Masakazu Nakamura, Yoshinori Ishikawa, Michinori Kurokawa, Satoshi Sasaki, Hiroyasu Iso.

The joint impact on being overweight of self reported behaviours of eating quickly and eating until full: cross sectional surveyBMJ (2008). 337:a2002.

Fonte da imagem:  unicaivah.blogspot.com

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!