Quanto maior é o consumo de bebida alcoólica menor fica o cérebro!

De acordo com novo artigo publicado na edição de outubro do Archives of Neurologyquanto maior é o consumo de bebidas alcoólicas, menor fica o volume cerebral. O volume cerebral diminui com a idade a uma taxa de 1,9% por década. Como pesquisas mostram que um consumo moderado de álcool melhora a saúde cardiovascular, pensava-se que o mesmo poderia acontecer com o cérebro porém este estudo mostrou que as bebidas alcoólicas não tem nenhum efeito protetor sobre a saúde do sistema nervoso. E mulheres: atenção! Os efeitos sobre o sistema nervoso são mais danosos no sexo feminino. 

Para saber mais: Carol Ann Paul; Rhoda Au; Lisa Fredman; Joseph M. Massaro; Sudha Seshadri; Charles DeCarli; Philip A. Wolf. Association of Alcohol Consumption With Brain Volume in the Framingham Study. Arch Neurol. 2008;65(10):1363-1367. 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
In