Deficiência de vitamina D está ligada a Parkinson e Alzheimer

Novo estudo publicado em outubro na revista científica Archives of Neurology mostrou que 55% dos pacientes com doença de Parkinson tem níveis deficientes de vitamina D. Na doença de Alzheimer este percentual também é maior do que em pessoas idosas saudáveis (41% x 36%). O achado acrescenta novas evidências de que doenças neurodegenerativas levam a deficiência de vitamina D. Tal nutriente essencial é produzido em nosso organismo com a exposição solar e também pode ser conseguido pelo consumo de laticínios, salmão, atum, alimentos (como cereais) fortificados e suplementos alimentares.

Um dos problemas é que a habilidade de produzirmos vitamina D pela exposição à radiação solar UV-B descresce com a idade, colocando os indivíduos idosos em risco. Ainda não se sabe se indivíduos com as doenças citadas ficam deficientes pois se espõem menos ao sol ou se a deficiência está envolvida na gênese ou progressão das mesmas. A insuficiência de vitamina D é diagnosticada se a concentração sanguínea for menor que 30 nanogramas/ml da 25-hydroxivitamina-D e a deficiência é diagnosticada quando os níveis caem abaixo de 20 nanogramas/ml. Níveis adequados de vitamina D devem ser mantidos já que a diminuição também aumenta o risco de câncer, doenças auto-imunes, esclerose múltipla e diabetes. 

Referência: 

Evatt M.L et al Prevalence of Vitamin D Insufficiency in Patients with Parkinson Disease and Alzheimer Disease. Arch. Neurol. Vol 65, p. 1348-1352 Oct 2008. 

Mais sobre a vitamina D:

Valores normais e aceitáveis no sangue

Deficiência de vitamina D aumenta gordura abdominal

Vitamina D é fundamental para o cérebro

Papel da vitamina D na gestação

Carência de vitamina D e doenças autoimunes

Vitamina D na prevenção do câncer de endométrio

Baixo consumo de vitamina D aumenta mortalidade

Deficiência de vitamina D e doenças cardiovasculares

Quantidade de vitamina D produzida com banhos de sol

Vitamina D e asma

Vitamina D e prevenção do autismo

Quantos minutos ao sol?

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!