Gorduras são essenciais para o controle da fome

Os lipídios (óleos e gorduras) são nutrientes essenciais para o nosso organismo. Fazem parte da estrutura de células, controla a temperatura do corpo e é fundamental para a produção de hormônios. Além disso, aumentam a saciedade, ou seja, diminuem a fome após a refeição. Tenha cuidado apenas para escolher tipos saudáveis como os abacates, nozes, castanhas e óleo de oliva. Estes tipos de gordura regulam nossa organismo e até melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Novos estudos da Universidade da Califórnia em Irvine e publicados na revista Cell metabolism mostraram que as gorduras desencadeiam a produção de um composto no intestino delgado que reduz a sensação da fome. Este composto, derivado da gordura, é a oleoylethanolamida (OEA), cuja produção é aumentada com a produção do ácido oléico. A OEA envia mensagens ao cérebro, ativando sensações de saciedade, produzindo a perda de peso e diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos.
Fontes de ácido graxo oléico: óleo de oliva, óleo de canola, azeitona,nozes e castanhas.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.