Novo posicionamento da ADA sobre fibras

A Associação de Nutrição Americana (ADA) relançou seu posicionamento sobre as fibras alimentares. Recomenda-se que o consumo destas substâncias se dê de forma rotineira e adequada uma vez ue podem prevenir doenças. A ADA recomenda um consumo de 14 gramas para cada 1000 kcal, (cerca de 25 gramas para mulheres adultas e 38 gramas para homens adultos).

Nos estados unidos o consumo médio é de 15 gramas ao dia, quantidade inferior à considerada ideal pelos estudos científicos. Como as fibras possuem muitas propriedades que vão desde a melhoria do trânsito intestinal até o aumento da saciedade após uma refeição (o que contribui para o controle do peso), sugere-se o aumento do consumo de frutas, hortaliças, legumes e cereais integrais. Fontes adicionais podem incluir suplementos com fibras, quando necessário e indicado por um profissional. Porém, os mesmos ainda não foram suficientemente estudados, ou seja: a melhor opção é sempre o alimento.

Para saber mais: 

http://www.adajournal.org/article/S0002-8223(08)01566-6/abstract

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!