A quantidade ideal de chocolate

A última edição da revista científica Journal of Nutrition publicou mais uma reportagem sobre os benefícios do chocolate. De acordo com os pesquisadores 6,7 gramas (1 quadradinho só!), duas ou três vezes por semana  é a quantidade ideal para prevenir inflamações e doenças cardiovasculares.  A inflamação crônica representa um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio e derrame. Por isto, manter o processo inflamatório sobre controle é uma importante estratégia de prevenção de doenças. É importante lembrar que os indivíduos do estudo com menores níveis do marcador inflamatório (proteína C reativa) consumiam pequenas quantidades do chocolate amargo, aquele com menos açúcar e mais cacau, rico em flavonóides.  

E o chocolate ao leite? Este não tem o mesmo efeito. Estudos anteriores mostraram que o leite interfere com a absorção das substâncias antioxidantes do cacau. 

Que outra atitudes antioxidantes são fundamentais para uma vida saudável? Consumir pelo menos 400 gramas de frutas e verduras diariamente, praticar atividade física moderada, não fumar e aprender a administrar bem o estresse.

Para saber mais: 

di Giuseppe, Romina, Di Castelnuovo, Augusto, Centritto, Floriana, Zito, Francesco, De Curtis, Amalia, Costanzo, Simona, Vohnout, Branislav, Sieri, Sabina, Krogh, Vittorio, Donati, Maria Benedetta, de Gaetano, Giovanni, Iacoviello, Licia. Regular Consumption of Dark Chocolate Is Associated with Low Serum Concentrations of C-Reactive Protein in a Healthy Italian Population. J. Nutr. 2008 138: 1939-1945. 

Fonte da imagem: 

http://static.zooomr.com/images/4468760_404df06dcf.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags