Idosos com dietas restritas em calorias precisam se exercitar para minimizar a perda de massa muscular

Idosos sedentários e com excesso de peso estão em maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas. Para melhorar a qualidade de vida o casamento entre atividade física e alimentação saudável é fundamental. Isto porque aqueles que, além da dieta balanceada praticam atividade física conseguem perder mais gordura do que aqueles que apenas controlam a alimentação porém não se exercitam. 

Por mais óbvio que isto seja um novo estudo acaba de ser publicado no J. of Applied Physiology. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, este tipo de estudo é importante já que os indivíduos que não se exercitam acabam perdendo muita massa muscular e, isto interfere diretamente na capacidade dos mesmos realizarem atividades simples do dia-a-dia.

Para saber mais:  Francesca Amati, John J. Dubé, Chris Shay, and Bret H. Goodpaster.  Separate and combined effects of exercise training and weight loss on exercise efficiency and substrate oxidation. Journal of Applied Physiology, Sep 2008; 105: 825 - 831.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!