Brócolis protege pulmões de pacientes com DPOC

Uma nova pesquisa mostrou que compostos encontrados naturalmente no brócolis protegem pulmões de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma complicação comum em fumantes. 

A pesquisa foi publicada no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine e mostrou que os isotiocianatos presentes no vegetal previnem a oxidação do pulmão destes pacientes, cujo principal sintoma é a dificuldade respiratória. 

Ainda não existem terapias efetivas para o tratamento do DPOC que, ao longo do tempo, vai dificultando a respiração, por obstrução das vias aéreas, em decorrência da inflamação provocada pelas toxinas do cigarro ou do ar. 

É sabido que o gene NRF2 regula um grupo de antioxidantes que estão severamente diminuídos em pacientes com DPOC. Em pacientes com DPOC o gene NRF2 existe e expressa suas características, porém as substâncias formadas são rapidamente degradadas. Porém, o isotiocianato do brócolis, denominado sulforafano, aumenta a atividade destas substâncias. Assim, o consumo deste alimento deve ser um aliado no tratamento do estresse oxidativo no DPOC. O aumento do NRF2 também restabelece importantes enzimas que atuam na detoxifiação dos compostos do tabaco. 

Para saber mais: 

Deepti Malhotra, Rajesh Thimmulappa, Ana Navas-Acien, Andrew Sandford, Mark Elliott, Anju Singh, Linan Chen, Xiaoxi Zhuang, James Hogg, Peter Pare, Rubin M. Tuder, and Shyam. "Decline in NRF2-regulated Antioxidants in Chronic Obstructive Pulmonary Disease Lungs Due to Loss of Its Positive Regulator, DJ- 1.Am. J. Respir. Crit. Care Med. 178: 592-604. 2008.

Para acompanhamento  entre em contato utilizando o formulário do canto inferior da página.

Apostilas gratuitas - Dra. Andreia Torres:

Manual de tratamento para sobreviventes do câncer

A dieta vegetariana

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.