Frutas e verduras previnem resfriados

Mais um artigo para nos alertar sobre a importância do consumo diário de frutas e verduras foi publicado no dia 25/06/08 no Am J Physiol Regul Integr Comp Physiololy.

No estudo, ratos alimentados com quercetina, composto encontrado em frutas e verduras, tiveram menor propensão a contrair resfriados. O estudo também mostrou, mais uma vez, que o exercício extenuante aumenta as chances de pegar um resfriado. A novidade desta pesqusas foi que a quercetina cancelou estes efeitos negativos da atividade excessiva.

A quercetina, composto com propriedades anti-virais, está presente em muitas frutas e verduras, incluindo cebolas, uvas, chás, brócolis e vinho tinto. A mesma foi escolhida para a pesquisa uma vez que, além de ser encontrada em abundância nos alimentos, não existem relatos de efeitos colaterais pós consumo.

Veja os principais achados da pesquisa:

  • Ratos que realizaram exercício extenuante desenvolveram mais resfriados do que aqueles que não se exercitaram (91% x 63%).
  • Os ratos que se exercitaram desenvolveram o resfriado mais cedo (6.9 dias x 12.4 dias).
  • Os ratos que se exercitaram e ingeriram quercetina tiveram praticamente as mesmas taxas de infecção do que os ratos que não se exercitaram. Ou seja, a quercetina cancelou os efeitos negativos do exercício extenuante.
  • A quercetina também teve efeitos protetores entre os ratos que não se exercitaram.

Apesar deste trabalho ter sido desenvolvido com ratos, outros estudos em humanos tem demonstrados as propriedades antivirais da quercetina.

Conclusão: não deixe de consumir 5 porções de frutas e hortaliças diariamente e pratique uma atividade física prazerosa na maioria dos dias da semana, porém de forma moderada.

Referência: Davis et al. Quercetin reduces susceptibility to influenza infection following stressful exercise. AJP Regulatory Integrative and Comparative Physiology, 2008; 295 (2): R505 DOI: 10.1152/ajpregu.90319.2008

Fonte da imagem: bp1.blogger.com/.../s400/EXT-exercise-food.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!