Nutrição é chave para vida saudável, aprendizagem e memória

A deficiência de vitaminas do complexo B pode causar problemas vasculares e cognitivos. De acordo com pesquisadores da Universidade Tufts, o baixo consumo de ácido fólico, vitamina B12 e vitamina B6 causa disfunções cognitivas e redução na densidade e comprimento de capilares no cérebro, o que afeta negativamente a aprendizagem e a memória. A deficiência destas vitaminas também aumentou a concentração da homocisteína plasmática, o que prejudica o funcionamento tanto cardiovascular quanto cognitivo.

Para saber mais: Troen AM, Shea-Budgell M, Shukitt-Hale B, Smith DE, Selhub J, Rosenberg IH. Proceedings of the National Academy of Sciences. 2008 (Aug. 26); 105 (34): 12474-12479. "B-vitamin deficiency causes hyperhomocysteinemia and vascular cognitive impairment in mice."

Principais fontes:

- ácido fólico: carnes, vegetais verde escuros, cereais integrais e feijões.
- B12: alimentos de origem animal.
- B6: cereais integrais, carnes, frutas e verduras.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.