IstoÉ: Uma dieta feita só pra você

A revista Isto É desta semana publicou a reportagem: A dieta ideal. Na mesma, a jornalista Cilene Pereira, fala das duas novas áreas da nutrição (nutrigenômica e nutrigenética) que estudam como o perfil genético de cada pessoa influencia no aproveitamento dos alimentos.

As duas áreas estudam o vínculo dos alimentos com os nossos genes. O espinafre, por exemplo, contém a substância geranilgeraniol, que impede a ação de um gene importante para a proliferação de células tumorais. Compostos presentes no chá verde teriam atuação sobre genes associados ao câncer de mama, enquanto a soja interfere no funcionamento de 123 deles envolvidos no tumor de próstata, contribuindo para barrar a expansão do tumor. Já o brócolis é fonte de sulforafanos, que aumentam a atividade de genes associados à proteção contra agentes tóxicos presentes na poluição.

O mais interessante é que estes alimentos não funcionam de forma idêntica para todos. Caucasianos, negros e orientais podem apresentar respostas diferentes aos mesmos compostos e por isto a dieta deveria ser individualizada considerando também a herança genética. No futuro, exames de DNA estarão disponíveis como ferramenta para nutricionistas melhorarem ainda mais suas prescrições trazendo muito mais conforto e bem estar para seus clientes.

Para ler a reportagem completa: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2026/artigo100501-2.htm

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.
Tags