Programação metabólica na gestação

Todo mundo sabe que a alimentação da mamãe influencia a saúde do bebê. O que muita gente não sabe é que esta influência não se restringe ao período intra-uterino. Ou seja, se a mãe se alimentar mal durante a gravidez seu filho(a) pode desenvolver problemas muito mais tarde, já na vida adulta. Estudo, publicado na edição de setembro do Journal of Lipid Research sugere que durante a gestação e logo após o nascimento, períodos críticos do desenvolvimento, ocorre a programação metabólica do bebê. No presente estudo, pesquisadores observaram os efeitos de uma dieta rica em gorduras saturadas durante a gestação de camundongos.

Como esperado o consumo exagerado de gorduras saturadas aumentou o risco de diabetes nos camundongos adultos. A surpresa foi que os camundongos concebidos também tiveram um risco maior. E que seus filhotes, fruto do cruzamento da segunda geração com camundongos saudáveis, também apresentavam riscos maiores de DM tipo 2.

Apesar do estudo ter sido feito em animais, é sabido que devemos limitar a ingestão de gorduras saturadas (vindas de manteiga, leite, maionese e carnes, principalmente) visto que as mesmas aumentam o risco de pressão alta e doenças cardiovasculares tanto nas mães quanto em seus bebês.

Para saber mais: Gniuli et al. Effects of high-fat diet exposure during fetal life on type 2 diabetes development in the progenyThe Journal of Lipid Research, 2008; 49 (9): 1936 DOI: 10.1194/jlr.M800033-JLR200

Outros artigos:

S. C. Langley-Evans. Metabolic programming in pregnancy: studies in animal models. Genes Nutr. 2007 October; 2(1): 33–38.

Mulchand S. Patel; Malathi Srinivasan. Metabolic Programming: Causes and Consequences. JBC Papers in Press. Published on November 6, 2001 as Manuscript R100017200.

Susan E Ozanne. Metabolic programming in animals. British Medical Bulletin 2001;60:143–152 http://bmb.oxfordjournals.org/cgi/reprint/60/1/143.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.