O sabor do cálcio

Químicos da Filadélfia (EUA) divulgaram no 236º encontro anual da Sociedade Americana de Química uma descoberta interessante. Além dos sabores doce, salgado, amargo, azedo e umami, conseguimos sentir o sabor de um nutriente mineral específico: o cálcio. No relatório da apresentação ocorrida no congresso, o Dr. ph.D., Michael G. Tordoff, e seus colegas do Monell Chemical Senses Center, descreveram o sabor salgado em camundongos. Como camundongos e seres humanos têm uma média de 85% de similaridade genética, estes achados sugerem que nós também devemos conseguir distinguir o sabor do cálcio. Este mineral é fundamental para a construção e manutenção de ossos e dentes saudáveis durante toda a vida e, a recomendação para adultos é de 1200mg/dia.

No estudo, a maioria dos camundongos não gostava do sabor do cálcio. Que aplicação isto pode ter para nós? De acordo com o Dr. Tordoff, a maioria dos indivíduos não consome cálcio suficiente durante o dia. Uma das razões poderia ser a de que alimentos ricos em cálcio não tem um sabor agradável para muitas pessoas. Sabendo disto a indústria poderia trabalhar na melhoria da palatabilidade destes alimentos. Os pesquisadores demonstraram que o cálcio é detectado por dois receptores na língua: o CaSR (também encontrado na glândula paratireóide, nos rins, no cérebro e trato gastrintestinal) e o T1R3, também responsável pela distinção do sabor doce. Os seres humanos também tem genes para os receptores CaSR e T1R3 porém ainda não se sabe se os mesmos desempenham a mesma função.

Artigo adaptado de Medical News Today

Para saber mais: American Chemical Society

Fonte da Imagem: http://www.ciadaescola.com.br/zoom/imgs/332/image013.gif

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!