Cogumelos na alimentação

Uma pesquisa liderada pelo Dr. Lawrence Cheskin, diretor do Centro de Controle de peso John Hopkins, nos EUA, sugere que a substituição parcial de alimentos como a carne por cogumelos é uma ótima estratégia para a prevenção da obesidade. Isto porque os cogumelos comestíveis são pouco calóricos porém ricos em nutrientes. No estudo os participantes podiam consumir alimentos calóricos como lasanha escolhendo a variedade com carne ou com cogumelos. O grupo que consumiu os alimentos com cogumelos ingeriram menos calorias porém sentiram-se tão saciados quanto o grupo que consumiu as preparações com a carne. Como os cogumelos são saborosos os integrantes não sentiram a necessidade de compensar a falta da carne com outras refeições. O emagrecimento ocorre pois os cogumelos não contém gordura e colesterol. Além disso os mesmos fornecem mais vitamina D (essencial para a boa absorção de cálcio), selênio (nutriente antioxidante), vitaminas do complexo B como riboflavina, niacina e ácido pantotênico, substâncias que auxiliam na quebra de proteínas, gorduras e carboidratos.

Para saber mais: Cheskin LJ, Davis LM, Lipsky LM, Mitola AH, Lycan T, Mitchell V, Mickle B, Adkins E. Lack of energy compensation over 4 days when white button mushrooms are substituted for beef. Appetite. 2008:51;50-57.

Receitas com cogumelos:

- Lasanha aos três cogumelos;

- Lasanha com cogumelos;

- Lasanha de espinafre e cogumelos;

- Penne ao shitake;

- Salada de Shitake;

- Shimeji ao molho;

- Omelete de shimeji e shitake.

Tem uma receita deliciosa com cogumelos? Mande para cá!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.