Comentário - dietas de desintoxicação

A edição 2072  da revista veja, publicou uma reportagem sobre dietas de desintoxicação prejudiciais ao organismo. Sempre duvide de práticas estranhas e totalmente anti-naturais para a "limpeza" do organismo. Práticas pouco saudáveis com dietas restritas em nutrientes essenciais obviamente não desintoxicam e podem lesar ainda mais o organismo. Isto tudo é o contrário do que se prega na nutrição funcional. Esta busca o equilíbrio do corpo e para atingir este equilíbrio uma reestruturação da alimentação com exclusão de alimentos prejudiciais e inclusão de outros benéficos faz-se necessária.

Não é que você não possa saborear uma pizza. Porém muitas pessoas passam a vida consumindo produtos que sobrecarregam órgãos importantes a este equilíbrio, como nosso fígado. Nestes casos pode ser necessário sim que o indivíduo passe por um processo de desintoxicação para restabelecer as funções normais de seu sistema, ou o risco de desenvolver doenças futuras pode sim aumentar.

O importante é que se procure um profissional capacitado, capaz de prescrever um programa balanceado, que atenda às necessidades do cliente e que forneça todos os nutrientes essenciais para que o mesmo não desenvolva deficiências e para que os órgãos voltem a trabalhar a todo vapor.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags