Comentário - dietas de desintoxicação

A edição 2072  da revista veja, publicou uma reportagem sobre dietas de desintoxicação prejudiciais ao organismo. Sempre duvide de práticas estranhas e totalmente anti-naturais para a "limpeza" do organismo. Práticas pouco saudáveis com dietas restritas em nutrientes essenciais obviamente não desintoxicam e podem lesar ainda mais o organismo. Isto tudo é o contrário do que se prega na nutrição funcional. Esta busca o equilíbrio do corpo e para atingir este equilíbrio uma reestruturação da alimentação com exclusão de alimentos prejudiciais e inclusão de outros benéficos faz-se necessária.

Não é que você não possa saborear uma pizza. Porém muitas pessoas passam a vida consumindo produtos que sobrecarregam órgãos importantes a este equilíbrio, como nosso fígado. Nestes casos pode ser necessário sim que o indivíduo passe por um processo de desintoxicação para restabelecer as funções normais de seu sistema, ou o risco de desenvolver doenças futuras pode sim aumentar. O importante é que se procure um profissional capacitado, capaz de prescrever um programa balanceado, que atenda às necessidades do cliente e que forneça todos os nutrientes essenciais para que o mesmo não desenvolva deficiências e para que os órgãos voltem a trabalhar a todo vapor.

Leia mais sobre esse assunto aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags