Informações nutricionais nos cardápios

Entrou em vigor no dia 31 de julho de 2008, lei que regula o tipo de informação nutricional nos cardápios de King County em Washington, nos EUA. A lei se aplica a cerca de 1700 restaurantes e precisa ser atendida até o dia 01 de janeiro de 2009. Os requerimentos se aplicam a grandes cadeias de restaurantes dividindo-se entre restaurantes convencionais e redes do tipo fast food:

• Em restaurantes convencionais a informação nutricional deve ser impressa no meu ou em um quiosque eletrônico em cada mesa.

• Em estabelecimentos do tipo fast-food, a informação deve ser colocada inicialmente dentro dos restaurantes. Após o dia 1º de agosto de 2009 a mesma também deverá estar fixada nos drive-throughs.

As informações devem incluir calorias, gordura, sódio e o conteúdo de carboidratos. O objetivo é facilitar a escolha dos alimentos por parte dos consumidores, tarefa fundamental para o combate à obesidade e problemas de saúde relacionados à mesma. No Brasil as informações nutricionais aparecem nos rótulos de alimentos industrializados mas não em cardápios. Qual é a sua opinião? Deveríamos adotar as mesmas estratégias em mais locais. Este é o exemplo dado pela Universidade Federal de Pelotas:

Info-Nutri-04-12-14.jpg
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/