Diabetes tipo 2 e déficits de memória

Adultos com diabetes tipo 2, cujas dietas são pobres em micronutrientes e ricas em gorduras apresentam maiores declínios de memória.

O último estudo, publicado na edição de julho do Nutrition Research, sobre o assunto sugere que a suplementação com as vitaminas C e E pode ajudar a minimizar o problema.

Isto porque o DM tipo 2 está associado com o estresse oxidativo crônico, um grande contribuidor para a doença de Alzheimer.

O consumo de alimentos industrializados e pouco saudáveis induz este tipo de estresse devido a maior produção de radicais livres, que acabam danificando os tecidos, incluindo o sistema nervoso. Estas reações destrutivas ocorrem tipicamente dentro de 1 a 3 horas após a ingestão de alimentos. O ideal então é comer de forma equilibrada e saudável, já que depender de suplementos para a neutralização de radicais livres não transforma uma dieta desbalanceada em balanceada.

Fonte da imagem: http://bit.ly/2vCvAro

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags