Inverno: cuidado para não engordar

Muitas pessoas relatam um ganho de peso quando a temperatura cai. Isto porque sentem mais vontade de ingerir alimentos mais quentes, que dêem mais conforto. O problema destes alimentos quentinhos é que muitos são extremamente ricos em calorias: chocolate quente, bolos, fondue podem colocar realmente sua dieta a perder. Por isto, deixe-os para ocasiões especiais ou para o final de semana. Nós não ganhamos peso por causa de uma refeição mais pesada e sim por conta da persistente ingestão de calorias em excesso.

Veja a seguir algumas dicas importantes para ajudá-lo a passar por estes meses com o mesmo peso saudável do verão:

- Planeje. Você já sabe que sairá no final de semana para algum restaurante ou festa onde será "impossível" não cometer alguns pecados? Melhore então sua alimentação durante a semana comendo alimentos mais saudáveis, menos calóricos e ricos em nutrientes antioxidantes;

- Não saia faminto de casa. Frutas e verduras devem ser consumidos diariamente, mesmo nos finais de semana! E não fique mais de 3 horas sem se alimentar, consumindo pelo menos uma fruta ou iogurte com poucas calorias.

- Coma devagar. Saboreie cada garfada e dê tempo para seu cérebro perceber que já é hora de parar.

- Limite o consumo de bebidas alcoólicas. As mesmas são ricas em calorias além de serem tóxicas ao nosso organismo, dificultando a perda depeso.

- Hidrate-se! Nosso corpo precisa de água mesmo quando a temperatura cai. Hidratando-se você também mantém a pele bonita e a fome sobre controle.

- Moderação sempre! Uma colher de doce de leite não estragará sua dieta, já um pote...

- Abuse da salada. As folhas parecem geladas demais? Tudo bem, mas não há desculpa para não comer os vegetais cozidos ou no vapor.

- Trocas inteligentes. Substitua preparações calóricas por outras mais saudáveis e com menos calorias. Troque o requeijão integral pelo light, os queijos gordos pelos magros, os molhos com maionese pelos com iogurte ou ervas e o chocolate quente por chás - que além de digestivos são ricos em antioxidantes.

- Exercite-se. Atividades ao ar livre são uma delícia porém se estiver muito frio substitua-as por atividades indoor como ginástica, yoga, artes marciais, spinning ou dança.

Fonte da imagem: http://newsimg.bbc.co.uk/media/images/44481000/jpg/_44481080_bridge416_getty.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/