Resveratrol protege contra o câncer

De acordo com relatório publicado este mês na revista Cancer Prevention Research, o resveratrol é capaz de suprimir a formação de células anormais que levariam ao desenvolvimento do câncer. A substância é encontrada naturalmente nas uvas, suco de uvas, vinho e suplementos alimentares. Em estudo conduzido pela professora Eleanor Rogan, o resveratrol suprimiu a formação de substâncias envolvidas no câncer de mama: estrogênio, CYP1B1 e 2,3,7,8-Tetraclorodibenzo-p-dioxina. De acordo com a Dra. Rogan o resveratrol também induz a enzima quinona redutase, que inativa o estrogênio. Como o estudo foi conduzido em culturas de laboratório sua confirmação dependerá de pesquisas em seres humanos (Fonte da notícia: <http://www.medicalnewstoday.com/articles/113544.php>).

Outro estudo, publicado no dia 3/07/08 na revista Cell Metabolism, mostrou que o consumo de vinho tinto pode beneficiar sintomas do envelhecimento (melhorando a função cardíaca, reduzindo a catarata, melhorando a coordenação motora e aumentando a densidade óssea) em ratos. Ou seja, houve uma melhoria da qualidade de vida dos animais. De acordo com os autores do estudo o resveratrol ativa a atividade dos mesmos genes ativados em ratos que consomem poucas calorias. Em outros estudos já havia sido demonstrado que o menor consumo calórico ativa genes responsáveis por melhor qualidade e maior expectativa de vida pois os genes ativados estimularam a proteína SIRT1. Em humanos, estudos com portadores de diabetes tipo 2 e o uso de resveratrol já vem sendo conduzidos. Vamos aguardar.

Saiba mais:

Kevin J. Pearson, Joseph A. Baur, Kaitlyn N. Lewis, Leonid Peshkin, Nathan L. Price, Nazar Labinskyy, William R. Swindell, Davida Kamara, Robin K. Minor, Evelyn Perez, Hamish A. Jamieson, Yongqing Zhang, Stephen R. Dunn, Kumar Sharma, Nancy Pleshko, Laura A. Woollett, Anna Csiszar, Yuji Ikeno, David Le Couteur, Peter J. Elliott, Kevin G. Becker, Placido Navas, Donald K. Ingram, Norman S. Wolf, Zoltan Ungvari, David A. Sinclair, and Rafael de Cabo. "Resveratrol Delays Age-Related Deterioration and Mimics Transcriptional Aspects of Dietary Restriction without Extending Life Span." Cell Metabolism Published online 3rd July 2008.

Apostilas gratuitas - Dra. Andreia Torres:

Manual de tratamento para sobreviventes do câncer

A dieta vegetariana

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.
In