Suplementos não fazem mágica

Suplementos chamam muito a atenção de praticantes de atividades físicas. Porém os resultados nem sempre são tão bons quanto os apregoados pela indústria e mesmo por profissionais de saúde. As pesquisas são extremamente controversas e o que é bom em um grupo não surte o mesmo efeito para outros. Precisamos também diferenciar muito os tipos de atletas. Você que corre no final de semana não precisará da mesma rigidez de um atleta que competirá 4 dias seguidos! Ou seja, enquanto este último precisará se alimentar muito bem antes, durante e após o exercício, tendo cuidados no que se refere à proporção de nutrientes e aos horários, indivíduos que tem períodos de descanso ou de treinos leves de 1 a 2 dias entre os exercícios intensos, parecem não requererem qualquer dieta especial. Suplementos? Cuidado para não jogar dinheiro fora: é provável que você não veja qualquer melhora dentro de 6 a 10 semanas após início do uso já que este é o período médio de adaptação do organismo, período suficiente para também conseguir bons resultados com alimentação equilibrada. Tudo bem, suplementos são práticos, fáceis de transportar e preparar porém lembrem-se: não fazem milagres e podem sim ser substituídos por alimentos simples e baratos como suco, frutas, pão e ovos.

Saiba mais: http://www.nytimes.com/2008/06/05/health/nutrition/05Best.html?ref=fitnessandnutrition

Fonte da figura: http://www.runquick.com/corcorn/artyrunner.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.