Alto consumo de tofu atrapalha a memória de idosos.

Você já leu muito sobre os benefícios da soja, porém nem tudo o que é bom deve ser consumido em excesso. De acordo com pesquisadores de Loughborough e Oxford, pessoas que consomem quantidades exageradas de produtos a base de soja podem ter maior risco de perda de memória. O estudo se deu na Indonésio, com 719 idosos, moradores tanto de regiões urbanas como rurais. Os resultados, que serão publicados na revista científica Dementias and Geriatric Cognitive Disorders no final do mês, inclui evidências de que um alto consumo de tofu está associado com pior memória, particularmente após os 68 anos. Isto não significa que o alimento precise ser abolido da dieta.

A soja é rica em micronutrientes, fibras e fitonutrientes importantes para a saúde. Contém também uma substância similar ao hormônio estrogênio, que alivia os sintomas da menopausa. Porém pode ser um tanto indigesta para muitas pessoas, além disso apesar do efeito neuroprotetor já demonstrado em adultos o mesmo não parece ocorrer em idosos. O curioso da pesquisa foi que enquanto o consumo de tofu exerceu um efeito negativo na memória, o consumo do tempe foi associado com melhor memória entre os idosos. Para os pesquisadores o melhor efeito do tempe pode estar relacionado aos seus altos níveis de ácido fólico, vitamina importante na redução da demência. Futuros estudos pretendem investigar os efeitos do ácido fólico em associação aos fitoestrógenos na proteção contra a perda da memória.

Para saber mais:

HOGERVORST, E.; YESUFU, A.; KREAGER, P.; SADJIMIM, T.; RAHARDJO, T.B. "High Tofu Intake Is Associated with Worse Memory in Elderly Indonesian Men and Women". Dementia and Geriatric Cognitive Disorders (online now, in print end of July 2008), Vol. 26, No. 1.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!