Devo reaquecer o peixe para uma segunda refeição?

Sim, todo alimento que tenha sido preparado em outro horário e refrigerado ou congelado deve ser reaquecido antes de ser consumido. Porém, para que o peixe (ou qualquer outro alimento) tenha um nível de contaminação insignificante todo o processo anterior deve ser feito com cuidado.

O peixe pode, por exemplo, ter sido contaminado durante o preparo (uso de panos de prato sujos, má lavagem das mãos etc) pela bactéria Staphylococcus aureus. É impossível saber, sem exames microbiológicos, se o alimento está contaminado já que esta e muitas outras bactérias não modificam o sabor, odor, ou aparência dos produtos. Ou seja, podem parecer bons quando na verdade são perigosos. Neste caso não adianta reaquecer, fritar, congelar... Por isto se tiver dúvidas: lixo!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!