Melhore sua alimentação e combata a depressão

A depressão é um distúrbio psiquiátrico que afeta o bem estar, o prazer e a felicidade, podendo se manifestar com emoções que incluem

tristeza, ansiedade, pessimismo, insônia, perda ou aumento do apetite. As causas da doença são múltiplas como morte de familiar, separação conjugal, menopausa, parto, estresse, desemprego, solidão e distúrbios alimentares. O que é comum

em várias destas situações é a diminuição ou mesmo a falta de neurotransmissores (como a serotonina e a dopamina), que são as substâncias responsáveis pelo nosso estado de humor. E o que a alimentação tem a ver com isso tudo? Os nutrientes que consumimos são a base para a produção destes neurotransmissores. Dietas ricas em massas, doces e gorduras são ricas em calorias (que aumenta o peso) porém são pobres em ômega 3, carboidratos integrais, no aminoácido triptofano, nas vitaminas do complexo B, na vitamina C, e nos minerais como o cálcio, o magnésio e o zinco.

Ou seja, o tratamento da depressão passa, necessariamente, pela melhoria do padrão alimentar!

Outro fator relacionado à depressão, ao cansaço, à falta de ânimo e a outras alterações de humor é o mal funcionamento do intestino. Isto ocorre pois 90% da serotonina (esse neurotransmissor da alegria) é produzido no nosso intestino. Mais um motivo para melhorar sua alimentação.

Alimentos importantes:

- Fonte de Zinco: oleaginosas (nozes, castanhas), feijão, lentilha

- Fontes de triptofano: damasco, banana com aveia, castanhas

- Fontes de Carboidratos integrais: pão integral, arroz integral

- Fontes de ácido fólico: espinafre, feijão banco, laranja, aspargo, couve, maçã, soja

- Fontes de Vitamina B6: atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho, gergelim

- Fontes de Magnésio: tofu, soja, cajú, tomate, salmão, espinafre, aveia, arroz integral

- Fontes de Selênio: castanha do Brasil, semente de girassol, peixes

- Fontes de Ômega-3: peixes (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta), óleos de peixe, linhaça

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.