Fibras melhoram a saúde do seu coração

heart health.jpg

Todo mundo sabe que gordura em excesso não é bom nem para a beleza, nem para a saúde, nem para a boa forma. Alimentos fontes de gordura trans (contidas principalmente nos alimentos industrializados) e saturadas (presentes em grande quantidade em alimentos de origem animal como os laticínios e as carnes) podem aumentar o LDL-c (low density lipoprotein cholesterol, conhecido como colesterol "ruim"), famoso por contribuir para a formação das placas ateroscleróticas.

Para evitar este acúmulo de gordura nas artérias evite portanto o consumo de alimentos muito gordurosos no dia-a-dia e aumente o consumo de frutas e hortaliças. As mesmas são ricas em substâncias antioxidantes (que protegem nossas artérias) e em fibras. Estas modulam a absorção das gorduras e também dos carboidratos, contribuindo para a saúde do nosso coração, para a prevenção do câncer de intestino e para a redução e controle do diabetes.

Fontes de fibras.jpg

Muitas pessoas consomem diariamente apenas alface e tomate na salada, o que fornece pouquíssima fibra. Existem muitos alimentos também baratos, de fácil acesso e mais ricos em fibras.

Quanta fibra preciso consumir?

A recomendação média de fibras para manutenção da saúde e prevenção de doenças, como câncer de cólon é:

  • Crianças: 1 a 3 anos: 14 gramas

  • Crianças: 4 a 8 anos: 16,8 a 19,6 gramas

  • Crianças: 9 a 13 anos: 22,4 a 25,2 gramas

  • Adolescentes: 14 a 18 anos: 25,2 a 30,8 gramas

  • Homens adultos: 34 gramas

  • Mulheres adultas: 28 gramas

Conheça mais sobre a aveia e o feijão, duas fontes de fibras protetoras do coração:.

- AVEIA: riquíssima em betaglucanas - um tipo de fibra solúvel. O ideal é o consumo da aveia crua em vitaminas, saladas de frutas ou iogurte. Isto porque sua adição a pratos quentes, como mingau, sopas, bolos reduz muito o teor de betaglucanas.

- FEIJÃO: alimento rico em fibras e em ferro. Não perca este hábito tão brasileiro do arroz com feijão. A proporção ideal é de 3 para 1. Ou seja, para cada 3 colheres de sopa de arroz, adicione 1 colher de sopa de feijão. Esta quantidade proporciona um perfil ótimo de aminoácidos, que inclusive substitui a carne vermelha. Isto é muito interessante já que o excesso de carnes está relacionado a câncer de intestino, pressão sanguínea elevada e mais problemas de coração.

Suplementos contendo fibras

- Muke: inulina e frutooligossacarídeos (fos) e galactooligossacarídeos (gos) e goma guar (cyamoposis tetragonolobus) - https://amzn.to/3yhbTXR

- FiberFor - Fibra de Trigo, Frutooligossacaríos (FOS) e Inulina - https://amzn.to/3yeTgUl

- FiberMais - Goma Guar Parcialmente Hidrolisada e Inulina - https://amzn.to/3buAONK

- Fiber Balance - gomar guar parcialmente hidrolisada SUNFIBER e inulina - https://amzn.to/3w6L0nq

- Mix de fibras catarinense - inulina e polidextrose - https://amzn.to/3hvZbOS

- FOS maxinutri - frutooligossacarídeos (fos) - https://amzn.to/3hqMd4Y

- Nesh fibras - inulina e goma guar - https://amzn.to/3fkM8gD

- Psyllium - https://amzn.to/3uut4Fx

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags