Fibras melhoram a saúde do seu coração

Todo mundo sabe que gordura em excesso não é bom nem para a beleza, nem para a saúde, nem para a boa forma. Alimentos fontes de gordura trans (contidas principalmente nos alimentos industrializados) e saturadas (presentes em grande quantidade em alimentos de origem animal como os laticínios e as carnes) podem aumentar o LDL-c (low density lipoprotein cholesterol, conhecido como colesterol "ruim"), famoso por contribuir para a formação das placas ateroscleróticas.

Para evitar este acúmulo de gordura nas artérias evite portanto o consumo de alimentos muito gordurosos no dia-a-dia e aumente o consumo de frutas e hortaliças. As mesmas são ricas em substâncias antioxidantes (que protegem nossas artérias) e em fibras. Estas modulam a absorção das gorduras e também dos carboidratos, contribuindo para a saúde do nosso coração, para a prevenção do câncer de intestino e para a redução e controle do diabetes. Dois alimentos baratos, de fácil acesso e ricos em fibras incluem a aveia e o feijão.

- AVEIA: riquíssima em betaglucanas - um tipo de fibra solúvel. O ideal é o consumo da aveia crua em vitaminas, saladas de frutas ou iogurte. Isto porque sua adição a pratos quentes, como mingau, sopas, bolos reduz muito o teor de betaglucanas.

- FEIJÃO: alimento rico em fibras e em ferro. Não perca este hábito tão brasileiro do arroz com feijão. A proporção ideal é de 3 para 1. Ou seja, para cada 3 colheres de sopa de arroz, adicione 1 colher de sopa de feijão. Esta quantidade proporciona um perfil ótimo de aminoácidos, que inclusive substitui a carne vermelha. Isto é muito interessante já que o excesso de carnes está relacionado a câncer de intestino, pressão sanguínea elevada e mais problemas de coração.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!