Combata o cansaço

O cansaço tem muita relação com nosso estilo de vida. Dormir bem, ter momentos de pausa, não fazer uso excessivo de café, açúcar e bebidas alcoólicas, e abster-se de fumo e de outras drogas é fundamental para a manutenção da vitalidade. Além disso, dieta pobre em nutrientes essenciais pode também conduzir à fadiga crônica. Na verdade a mesma pode ter várias causas como anemia, problemas na tireóide, viroses, desnutrição subclínica (a famosa fome oculta) por falta de qualquer vitamina ou mineral ou mesmo problemas intestinais, como diarréia, constipação ou disbiose intestinal.

A disbiose e caracterizada por uma maior permeabilidade. Isto significa que nosso "filtro" natural não está sendo capaz de reter bactérias prejudiciais ou moléculas grandes que acabam atingindo nossa corrente sanguínea ocasionando problemas como alergias e também o cansaço. O excesso de açúcar aumenta a quantidade de cândida no intestino e provoca a inibição da serotonina cerebral, o que por sua vez acaba aumentando a compulsão por açúcar. É típica daquelas pessoas que comem muito, ingerem muita energia e mesmo assim estão sempre cansadas ou cada vez mais gordas, compulsivas e cansadas. Já alimentos ricos em proteínas, como peixes, leite, amendoim, tâmara e banana contêm triptofano, um aminoácido precursor da serotonina e que por isto ajuda a controlar melhor o apetite.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!