Nutrientes do vinho e das romãs ajudam a manter o coração jovem

De acordo com um estudo publicado no dia 04/06/08, no PLoS One, o resveratrol, uma substância disponível em muitos alimentos como uvas, vinho tinto e romãs, pode proteger nosso coração contra o envelhecimento.

Na pesquisa, foram avaliados os efeitos do resveratrol em ratos adultos. Metade dos animais recebeu doses baixas da substâncias e a outra metade uma dieta hipocalórica, com 20 a 30% menos calorias do que normalmente administrado. Foi observado que doses baixas de resveratrol foram tão eficientes em proteger o coração quanto a dieta com menos calorias. Ou seja, não são necessárias grandes doses de suplementos, alimentos ou vinho para que o efeito no sistema cardiovascular seja benéfico.

Não jogue fora a casca da romã

As cascas de romã são caracterizadas com quantidades substanciais de compostos fenólicos, incluindo flavonóides (antocianinas, catequinas e outros flavonóides complexos) e taninos hidrolizáveis (punicalina, pedunculagina, punicalagina, ácido gálico e ácido elágico) (Ismail et al., 2012). Os componentes anti-inflamatórios da casca de romã reduzem significativamente a produção de NO e PGE2, inibindo a expressão de citocinas pró-inflamatórias. Use a casca para fazer chá.

Para saber mais:

Barger JL, Kayo T, Vann JM, Arias EB, Wang J, et al. A Low Dose of Dietary Resveratrol Partially Mimics Caloric Restriction and Retards Aging Parameters in Mice. PLoS ONE 3(6): e2264.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/