A dieta vegana da Oprah

Oprah Winfrey  é uma das mais conceituadas apresentadoras da TV norteamericana, ganhadora de vários prêmios Emmy, pelo seu talk show, o número 1 em audiência nos EUA. Há uma semana anunciou sua adesão à uma dieta de desintoxicação vegana (sem nenhum tipo de alimento de origem animal: carnes, ovos, leites... e, rica em frutas e verduras) por 21 dias. Em seu blog  a apresentadora tem escrito que não tinha idéia do quanto a dieta vegana poderia ser saborosa. Será que a mesma conseguirá influenciar seus inúmeros fãs a seguirem uma alimentação mais saudável? 

Por décadas se sabe que uma dieta balanceada deve ser pobre em gorduras saturadas e colesterol e rica em fibras e composto saudáveis encontrados nas plantas. Inúmeros estudos vem demonstrando os benefícios de dietas vegetarianas - menor risco de doenças cardíacas, obesidade, diabetes, osteoporose e vários tipos de câncer.

Conheça os tipos de dietas vegetarianas:

Veganos

Evitam todos os alimentos de origem animal, incluindo ovos, laticínios, gelatina, mel e coalho. As pessoas vegans vão além da dieta, evitam utilizar produtos derivados de animais como couro, roupas de lã, peles e alguns tipos de sabonetes.

Ovolactovegetarianos

Evitam todos os tipos de carne animal, mas incluem na dieta ovos e laticínios.

Lactovegetarianos

Evitam todos os tipos de carne animal e ovos mas os laticínios estão presentes na dieta.

Frutarianos

Evita-se qualquer tipo de carne animal e os alimentos consumidos são aqueles provenientes da não matança das plantas, como por exemplo: pode-se comer maçã mas não cenoura ou palmito.

Crudivoros

São pessoas que adotam uma dieta vegan somente com alimentos crus ou desidratados em teperatura entre 30 a 63oC.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/