Café aumenta a absorção de glicose

Um estudo realizado no Canadá e publicado na edição de maio do American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que quando o café é consumido junto com um cereal a glicose é absorvida muito mais rapidamente, pode causar resistência à insulina e prejudicar o uso do carboidrato pelas células. E, este aumento da quantidade de açúcar no sangue pode ser perigoso para obesos e diabéticos uma vez que a cafeína prejudicou a habilidade do corpo em utilizar o açúcar sanguíneo.

O pesquisador responsável pelo estudo, Dr. Graham, acredita que o consumo de café e cereais matinais é adequado para pessoas com estilo de vida ativo e dietas balanceadas já que seus corpos estão aptos a absorver os açúcares e também porque o exercício melhora a sensibilidade das células à insulina.

Ainda existe muita controvérsia entre o consumo de cafeína e o desenvolvimento ou prevenção do diabetes. Para saber mais acesse:

http://www.diabetes.org.br/Colunistas/Observatorio_Cientifico/index.php?id=913

Ouça ao podcast NutriYoga sobre os prós e contras do consumo do café clicando aqui

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags