Leite de vaca e diabetes

Há muito se sabe que bebês alimentados com leite de vaca tem uma maior chance de desenvolver diabetes tipo 1 durante a vida.

Isto ocorre pois a beta-lactoglobulina, uma proteína do leite de vaca estimula os bebês a produzir anticorpos que atacam a glicodelina, uma proteína vital para o amadurecimento do sistema imune. Como consequência, células pancreáticas responsáveis pela produção de insulina podem ser destruídas, levando ao diabetes.

Atualmente, um estudo finlandês, denominado TRIGR, estuda como a alimentação pode reduzir o risco de diabetes. O estudo, que já recrutou 2150 crianças em 15 países, também estuda o papel do aleitamento materno na prevenção desta doença.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags