Controle sua pressão com a alimentação

A pressão sanguínea elevada nem sempre é percebida por isto deve ser monitorada anualmente. A não monitoração faz com que muitas pessoas só tenham o diagnóstico da hipertensão quando apresentam alguma complicação de saúde grave que pode incluir: aneurisma, aterosclerose, derrame, infarto e insuficiência cardíaca ou renal.

Para prevenir o aumento da pressão ou para reduzi-la algumas estratégias são indispensáveis: alimentação balanceada, atividade física, redução do consumo de bebidas alcoólicas e manutenção de um peso saudável.

Veja a seguir algumas ações que você pode implementar já afim de manter sua pressão sanguínea em níveis adequados:

1. Alimente-se bem. Consuma frutas e verduras (400 g ao dia). São ricas em potássio, mineral que ajuda a reduzir a pressão sanguínea.

2. Reduza a ingestão de sódio. Uma colher de sopa de sal já fornece todo o sódio que precisamos diariamente (2300 mg), ou seja, esta quantidade é fácil de ser ultrapassada se além do sal já adicionado às preparações do almoço e jantar e daquele contido em pães e laticínios ainda acrescentarmos mais sal às preparações ou se abusarmos de alimentos industrializados. Para evitar um consumo excessivo de sódio prefira alimentos frescos e não processados (a indústria utiliza o sal como conservante), leia a informação nutricional no rótulo dos alimentos escolhendo aqueles com menor % de valo diário (%VD) de sódio, evite comer em restaurantes do tipo fast food, limite o uso de alimentos enlatados, salgados, em conserva e comidas instantâneas.

3. Excesso de peso contribui para o aumento da pressão. Por isto, Mantenha seu Índice de Massa Corporal entre 18 e 24,9 kg/m² e sua circunferência da cintura abaixo de 102 (para homens) ou 88 (para mulheres).

4. Limite o consumo de álcool a 1 dose ao dia para mulheres e 2 doses para homens.

* Uma dose = 1 lata de cerveja, 100 ml de vinho ou 40 ml de bebidas destiladas. alcohol intake

CHÁ DE GENGIBRE É SAUDÁVEL PARA QUEM TEM PRESSÃO ALTA?

Existe um mito de que pessoas com aumento da pressão arterial não podem consumir chá de gengibre. Não é verdade. O gengibre è rico em compostos extremamente benéficos, antioxidantes e antiinflamatórios, como o gingerol e o shogaol, que contribuem para a saúde cardiovascular. Não preocupe-se com o gengibre e sim com a pizza, o refrigerante, o sorvete, o álcool, o açúcar, a carne cheia de gordura saturada...

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/