Suplementos previnem recorrência de tuberculose

A inclusão de vitaminas e minerais na dieta pode reduzir a recorrência de tuberculose. Isto porque dietas pobres com deficiência de micronutrientes prejudicam o sistema imunológico aumentando o risco de infecções e relapso.

Pesquisadores da Universidade de Harvard, avaliaram a suplementação de vitaminas do complexo B, A, C, E e selênio em 887 pacientes africanos (Tanzânia), fazendo tratamento para tuberculose. Destes 471 pacientes eram portadores do vírus HIV. Portadores e não portadores que receberam a suplementação tiveram um risco diminuido de recorrência de tuberculose.

A suplementação também reduziu os casos de neuropatia e aumentou os níveis de células importantes na resposta imune de pacientes HIV positivos (CD3 e CD4). O estudo será publicado na edição do dia 01/06/2008 no The Journal of Infectious Diseases.

Fonte da notícia: http://www.medindia.net/news/Including-Micronutrient-Supplementation-in-Diet-can-Reduce-TB-Relapse-35933-1.htm

Fonte da imagem: http://www.agenciaaids.com.br/news_imagens/HIV1.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,