Ômega 3 protege contra câncer de esôfago

O consumo adequado de ácidos graxos ômega 3 pode melhorar a composição de lipídios no esôfago, reduzindo o risco de câncer nesta região. Pelo menos é no que acreditam os autores de um novo estudo publicado esta semana no American Journal of Clinical Nutrition. Este estudo é mais uma peça no quebra cabeça sobre os efeitos positivos dos ácidos graxos ômega-3, encontrados principalmente nos peixes. No presente estudo foi observado que após 6 meses os indivíduos que consumiram ômega 6 também apresentaram uma diminuição de uma enzima envolvida no processo inflamatório, a COX-2.

ESTUDO CITADO: Samir P. Mehta, A.P. Boddy, J. Cook, V. Sams, E.K. Lund, I.T. Johnson, M. Rhodes. "Effect of n-3 polyunsaturated fatty acids on Barrett's epithelium in the human lower esophagus". American Journal of Clinical Nutrition. April 2008, Volume 87, P 949-956.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/