Devo tomar suplementos vitamínicos?

Suplementos vitamínicos devem ser ingeridos com indicação nutricional já que muitas vezes não são benéficos. E um estudo publicado esta semana no The Cochrane Library, 67 estudos sobre suplementação vitamínica ou de antioxidantes foram analisados por cientistas dinamarqueses que concluíram que as substâncias em questão não prolongam a vida e, pasmem, podem até incurtá-la.

De acordo com os autores do estudo pessoas que ingerem suplementos antioxidantes como vitamina A e E afim de evitar doenças como o câncer podem perturbar as defesas naturais do corpo e aumentar o risco de morte prematura em até 16%.

Na dieta, frutas e verduras são as principais fontes de antioxidantes. Estes são também dois grupos de alimentos negligenciados pela população já que a recomendação é de 5 porções ao dia. Mesmo assim, o consumo de suplementos deve ser cauteloso já que geralmente as doses nas pílulas ou cápsulas são excessivas.

A revisão não encontrou efeitos adversos com o uso de vitamina C porém também não conseguiu demonstrar benefícios com o consumo da mesma.

As pessoas podem comprar vitaminas muito facilmente em farmácias e lojas de produtos naturais ou dietéticos. Porém, não se engane. Nem tudo o que faz bem em pequenas quantidades é inócuo em grandes quantidades. O ideal em termos de prevenção e melhoria da qualidade de vida é sempre ficar com as opções naturalmente disponíveis na natureza.

Fonte: Bjelakovic G, Nikolova D, Gluud LL, Simonetti RG, Gluud C. "Antioxidant supplements for prevention of mortality in healthy participants and patients with various diseases (Review)". Cochrane Database of Systematic Reviews 2008, Issue 2.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!