Ômega 3: um antidepressivo natural?

Suplementos dietéticos do ácido graxo ômega-3 EPA podem atenuar os sintomas da depressão, de acordo com estudo publicado no Australian and New Zealand Journal of Psychiatry. De acordo com os pesquisadores os suplementos de ômega-3 reduziram os sintomas de 48 pessoas com sintomas de depressão em 50% e se quando associados ao medicamento fluoxetina os sintomas foram reduzidos em 81%. O estudo teve algumas limitações devido ao pequeno número de pacientes e a falta de um grupo de comparação placebo. Outra limitação foi a não comparação entre os ácido graxos EPA e DHA neste estudo.

Fonte: S. Jazayeri, M. Tehrani-Doost; S.A. Keshavarz, M. Hosseini, A. Djazayery, H. Amini, M. Jalali, M. Peet. "Comparison of therapeutic effects of omega-3 fatty acid eicosapentaenoic acid and fluoxetine, separately and in combination, in major depressive disorder". Australian and New Zealand Journal of Psychiatry, Volume 42, número 3, página 192-198, 2008.

Mais dicas no vídeo:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!