Maçãs reduzem o risco de câncer de cólon

Se você não consome maçãs ou suco de maçãs passe a incluí-las pois as mesmas contém polifenóis (antioxidantes) e a pectina (carboidrato presente nas cascas de frutas e verduras)podem protegê-lo contra o câncer de cólon. Isto porque estes compostos da maçã inibem a produção de HDAC (histonas deacetilases), enzimas que regulam a expressão de genes. De acordo com os autores de um novo estudo, publicado na edição de abril de 2008 na revista científica Nutrition, quando a produção de HDAC é diminuída, células pré-cancerígenas são inibidas.

Para saber mais leia a pesquisa na íntegra:

M Waldecker, T Kautenburger, H Daumann, S Veeriah, F Will, H Dietrich, BL Pool-Zobel, D Schrenk. "Histone-deacetylase inhibition and butyrate formation: Fecal slurry incubations with apple pectin and apple juice extracts." Nutrition. 24 (2008). 366-374.

Fonte da imagem: http://es.oncolink.org/types/images/colorectal/pathology_colon1.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags ,