Dieta é afetada pela opinião dos parceiros

Para pessoas tentando emagrecer, o apoio das pessoas importantes gera um reforço positivo e facilita o emagrecimento. É o que documentou um artigo publicado na edição de Março/Abril do Journal of Nutrition Education and Behavior.

Desenvolvido pela Dra. Judy Paisley, da Universidade Ryerson em Toronto, no Canadá, a pesquisa observou que para as pessoas tentando emagrecer, a reação emocional ou comportamental de seus parceiros reflete a dinâmica geral da relação. Foram entrevistadas 21 pessoas em processo de emagrecimento e seus parceiros. As respostas do parceiro variaram de cooperativos e encorajadores a zangados e céticos. Alguns facilitaram a dieta aderindo à mesma ou modificando suas compras de supermercado ou tipos de cocção dos alimentos. Outros auxiliaram monitorando as mudanças na dieta, encontrando e dividindo informação. Estas condutas na forma de parceria eram mais adotadas por pessoas que descreviam a relação de maneira mais positiva. Algumas pessoas em dieta sentiram que seus parceiros não contribuiram e ainda dificultaram a dieta ao, por exemplo, ingerir alimentos "proibidos" no mesmo ambiente do indivíduo que tentava emagrecer. Esta pesquisa mostra a importância da família no processo de emagrecimento e adoção de uma dieta saudável.

Ou seja, peça ajuda e, se possível, também estimule seu parceiro, ou outras pessoas importantes como filhos e pais a se consultar com seu nutricionista para que os mesmos também adotem uma alimentação mais saudável e contribuam para a melhoria da qualidade de vida de toda a família.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!