Dieta e autismo

A revista Arquivos de Doenças na Infância publicou uma nova pesquisa que não conseguiu comprovar a teoria de que indivíduos com distúrbios do espectro autista têm uma maior permeabilidade intestinal. O intestino hiperpermeável produziria toxinas que danificariam o sistema nervoso.

A hiperpermeabilidade não é característica de todo indivíduo dentro do espectro autista, por isso novas técnicas de avaliação de disbiose intestinal vem sendo testadas. O novo estudo utilizou técnicas analíticas para comparar crianças autistas com outras crianças sem necessidades especiais. Amostras de urina foram comparadas e os resultados não mostraram nenhuma diferença significativa no conteúdo de peptídios nos diferentes grupos. 

Existem críticas quanto ao teste de urina para a avaliação da disbiose, por isto, outros testes devem ser feitos, inclusive avaliação genética de polimorfismos. Os próprios autores deste estudo acham necessário que outros experimentos sejam conduzidos afim de analisar a necessidade de tratamento da disbiose/hiperpermeabilidade, assim como os efeitos das dietas livres de caseína e glúten na vida do autista.

Consulte um nutricionista pois dietas de exclusão devem vir acompanhadas da suplementação de alguns nutrientes. Por exemplo, a exclusão de laticínios exige a suplementação de vitamina D (Marí-Bauset et al., 2015).

Saiba mais sobre esta temática no curso online. Acesse com desconto clicando aqui

Fonte: Cass H, Gringras P, March J, et al. Absence of urinary opioid peptides in children with Autism. Arch Dis Child. Published Online First: 12 March 2008.

Em maio (2016) darei uma palestra gratuita sobre alimentação e suplementação nas desordens do espectro autista. Será em Brasília e as vagas são limitadas. Para garantir sua vaga basta preencher o formulário clicando neste link

Está precisando de ajuda? Marque uma sessão de coaching enviando uma mensagem! 

 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!