Boston dá mais um passo a favor da alimentação saudável

A comissão de saúde pública de Boston, nos EUA, votou unanimamente a favor da proibição das gorduras trans de lojas de conveniência, cantinas, cafés e restaurantes da cidade. Outras cidades já haviam tomado passos similares, como Nova York e Philadelphia. As gorduras trans são produzidas pela indústria a partir da hidrogenação de óleos vegetais. Esta prática prolonga a vida de prateleir de produtos como bolos, salgadinhos, biscoitos, sorvetes e batatas fritas, porém o preço que se paga é o aumento do coleterol "ruim" (LDL) e a diminuição do colesterol "bom" (HDL), exercendo um duplo impacto negativo no risco para doenças cardiovasculares. Estabelecimentos que violarem a lei pagarão uma multa de 1000 dólares para cada ocorrência.

No Brasil não temos leis ou resoluções semelhantes por isto se informe sobre os alimentos que contém este tipo de gordura tão prejudicial e adote hábitos alimentares saudáveis:

  • Consuma mais frutas, vegetais e cereais integrais diariamente;
  • Não consuma mais do que 35% de sua dieta sob a forma de gorduras. Para isto, evite leite integral, queijos gordos, carnes em excesso e frituras;
  • Evite as gorduras saturadas (presentes nos alimentos de origem animal), as gorduras trans (presentes nos alimentos industrializados) e prefira as gorduras mono (peixes) e poliinsaturadas (sementes e óleos vegetais);
  • Observe os rótulos dos alimentos e escolha aqueles com a inscrição "sem trans".
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!