Frutas e hortaliças diminuem o risco de câcer de mama

Pesquisadores do Vanderbilt-Ingram Cancer Center e do Shanghai Cancer Institute na China confirmaram que a alimentação saudável reduz o risco de câncer de mama.

O estudo, publicado na edição de março de 2008 do American Journal of Clinical Nutritionmostrou que as mulheres que consomem mais vegetais crucíferos têm um risco menor de desenvolver câncer de mama. Os pesquisadores identificaram também três tipos de genótipos entre as pacientes com câncer: Ile/Ile, Ile/Val and Val/Val. As mulheres com o genótipo Val/Val tiveram um maior risco de câncer em comparação às Ile/Ile e Ile/Val.

Porém, mesmo com a genética desfavorável (mulheres com o genótipo Val/Val), aquelas que consumiam vegetais crucíferos (como repolho, brócolis, couve, couve-flor e couve de bruxelas) tinham um risco bem diminuído de desenvolver câncer de mama. Isto acontece pois ete alimentos contém isotiocianatos e indol-3-carbinol que também estão associados à diminuição do risco de câncer de pulmão, estômago, reto, cólon e vesícula biliar.

Pesquisadores: Sang-Ah Lee, Wei Lu, Chuangzhong Ye, Ying Zheng, Qiuyin Cai, Kai Gu, Yu-Tang Gao, Xiao-ou Shu and Wei Zheng. Vanderbilt University Medical Center D-3237A Medical Center North Nashville, TN 37232-2390, United States

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!