Os melhores probióticos

Probióticos são produtos ou preparações contendo microorganismos vivos que melhoram a flora bacteriana intestinal e exercem efeitos benéficos sobre a saúde. Podem, por exemplo, aliviar sintomas alérgicos, contribuir para um bom e regular funcionamento intestinal, prevenir o câncer de cólon e reto, melhorar os sintomas da artrite reumatóide, melhorar a imunidade e prevenir infecções do trato genito-urinário.

Os melhores produtos são aqueles que contém mais de 7 tipos de bactérias diferentes associadas. As marcas brasileiras que conheço têm todas 4 ou menos tipos de cepas e as importadas são bem caras (Multidophilos 12, Multiprobiotic 4000, Therbiotic complete, Vital 10). Uma opção para quem não pode gastar comprando um desses produtos é utilizar o kefir (foto). Este pode ser conseguido gratuitamente.

O ideal é faze-lo em água e deve ser ingerido na quantidade de 1 litro ao dia.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.