Não coma plástico!

Dioxinas são compostos químicos a partir da queima de vários tipos de materiais. São produtos estáveis quimicamente, pouco degradáveis e muito solúveis em gorduras. A exposição a estas substâncias podem causar problemas de saúde simples como acne e alergias e mais letais como alguns tipos de câncer, infertilidade e defeitos no nascimento. Ou seja, o produto é perigoso.

As contaminações em humanos acontecem principalmente após o consumo de alimentos de origem animal ricos em gorduras como carnes gordas e leite integral. Isto pode acontecer pois os animais captam a dioxina do ar. Ou seja, ar contaminado por proximidae a fábricas, locais de queima de óleo, pneus ou madeiras podem contaminar aumentam a chance de produção de alimentos contaminados com dioxina. Alguns tipos de plásticos, quando aquecidos em contatos com alimentos gordurosos podem liberar uma substância denominada Bisfenol A, um composto também tóxico.

Se a carne estiver contaminada e você aquecê-la em embalagem plástica tanto pior. Geralmente as pessoas não se preocupam com a questão pois a contaminação é mínima não causando nenhum sintoma desagradável. Porém, como estes produtos não são facilmente eliminados do organismo, vão se acumulando por anos ou décadas, assim, os sintomas só aparecem após anos ou décadas. Por isto não devemos utilizar no microondas embalagens plásticas não apropriadas para esta finalidade e o ideal mesmo seria aquecer os alimentos em utensílios de vidro ou cerâmica.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!